22 de abril de 2007

Eleições Francesas

Le taux de participation au premier tour de l'élection présidentielle s'établissait, à 17 heures, à 73,87 %, soit une augmentation de plus de 15 points par rapport à 2002, selon le ministère de l'intérieur.

A França quer evitar a todo o custo o pesadelo Le Pen de há cinco anos atrás. Não deixa contudo de ser preocupante que o candidato dito "soberanista" e que não é "nem de direita nem de esquerda" recolha 15 % das intenções de votos. Uma leitura do mapa eleitoral de 2002 (1ª volta) dá-nos uma ideia de que Le Pen está longe de ser um "minoritário". As sondagens e a idade, prognosticam o fim da sua carreira politica para o final desta noite....
Pessoalmente simpatizo com Sarkozy. É de todos o menos "plástico" ( por isso mais detestado pela rudeza com que expõe as suas convicções). É o mais Liberal. É filho de emigrantes ( o que não deixa de ser simbólico para nós com tantos patricios nestas terras). Suspeito ainda de uma costela portuguesa: O avô de Sarkozy era um judeu sefardita convertido ao Catolicismo.

Sem comentários: